Espaço Chi - Luiz Pessanha - Kung fu

Luiz Pessanha

Luiz Pessanha ministra aulas de Kung Fu Wushu há mais de 20 anos, sob supervisão direta do Grão Mestre Chan Kowk Wai, por quem foi formado. O professor é representante do estilo Shaolin do Norte no Rio de Janeiro, federado e confederado.

Além de sua sólida formação como professor de Kung Fu, Luiz Pessanha também completou cursos de Arbitragem de Forma em Combate pela Confederação Brasileira de Kung Fu, Massagem Método Ling pelo SENAC (conhecendo o método Tuina chinês e o Shiatsu japonês) e cursos de Primeiros Socorros pelo Exército.

Fazendo história no Kung Fu Mundial

Espaço Chi - Luiz Pessanha - Kung fu

O professor ainda foi bicampeão brasileiro de Kung Fu na modalidade Combate Individual, em 1990 e 1991. No mesmo ano de 1991, Luiz Pessanha conquistou um título histórico em uma decisão polêmica: foi vice-campeão de Combate Individual no 1º Campeonato Mundial de Kung Fu Wushu em Pequim, na China. Seu oponente, o chinês Nie Enshin, era tricampeão asiático de Kung Fu na ocasião.

Foi a primeira vez que um ocidental nocauteou um chinês.

Dentre outros títulos, Luiz Pessanha foi Campeão Sul-americano em Córdoba (Argentina) em 1992, e Campeão da Copa Nacional de Kung Fu Angra dos Reis, em 1995, nas modalidades Combate Individual e Toi Sao (Luta Combinada).

Os títulos apenas refletem o esforço, trabalho e aplicação de um profissional ao longo de quase três décadas de aprendizado constante com mestres de renome no âmbito do Kung Fu.

Seu maior trunfo, no entanto, é saber dar aula: uma modalidade na qual o aluno bem-preparado é a grande conquista.